A nossa origem
Ilha de Ibo, Arquipélago de Quirimbas e zona costeira vizinha, Moçambique
Área de produção
Ibo - PNQ
Quirimbas
O café cresce em pequenas áreas do continente, e principalmente na ilha do IBO que faz parte do arquipélago das Quirimbas. Localizado a norte de Moçambique, é formado por 28 ilhas, que se estendem ao longo de quase 400 km, desde o norte ao sul da cidade de Pemba até ao distrito de Palma, no norte da província de Cabo Delgado.
A ilha do Ibo, reconhecida como uma zona de grande beleza paisagística, com pouco mais de 400 habitantes, é uma das principais ilhas. Localizada na faixa litoral de Cabo Delgado, banhada pelo oceano Índico e protegida pelo Parque Nacional das Quirimbas- PNQ.
​
Em termos linguísticos e culturais, assemelha-se com a costa da Tanzânia e do Quénia, fazendo parte do mesmo complexo linguístico e cultural swahili, devido ao intenso comércio existente durante séculos entre a costa oriental africana, o sul da península arábica e Índia. (Gandolfo et al., 2009:7).
As ruas e aldeias da ilha ainda ostentam as marcas da longa dominação portuguesa. A pesca do camarão é a principal atividade económica pela qual Moçambique é famoso.
​
Café do Ibo
O Café do Ibo, é uma espécie menor entre arábica e robusta, que pertence a um grupo de espécies comumente chamado de "café selvagem".
Esta variedade endémica de Moçambique, está presente desde o século XVII. Adaptada ao clima do país:
-
Cresce a uma altitude entre o nível do mar e 1500 metros,
-
Resiste a longas estações secas (até nove meses)
-
Bom crescimento em solos arenosos e sem necessidades particulares de sombra
CULTIVO
​​
-
Perto das culturas de milho, mandioca, a abóbora.
- Cresce melhor em ambiente de sombreamento moderado
-
Colheita entre Janeiro e Março​
156
Número de membros
20.000
Mudas para ser transplanta
2000kg
Produção esperada de Café verde