Notícias
Maio 20 - 2024
Café do Ibo participou da exposição Macfrut em Rimini, Itália
O café do Ibo foi apresentado em Rimini, Itália, num evento paralelo da exposição Macfrut, dedicada a divulgação das actvidades do agronegócio relacionadas a frutos e vegetais. Durante o evento, que foi realizado de 8 a 10 de Maio, foi feito o cupping do café do Ibo e de outras origens, tendo se destacado as peculiaridades do sabor e aroma deste café.
Abril 5- 2024
APCI inicia a campanha de comercialização de café para o ano de 2024
A Associação dos Produtores de Café do Ibo (APCI) realizou, entre Março e Abril, a compra de café produzido na campanha agrícola 2023/2024 pelo seus 164 associados. Após a colheita manual dos frutos e secagem ao sol em camas africanas, os produtores submeteram o produto ao descasque para obtenção do café verde, designação dada aos grãos de café antes da torra.
Maio 5 - 2024
Membros da APCI participam na 2a edição de Study Tour em Adis Abeba, organizada pela UNIDO e AICS.
Dois membros da APCI participaram na 2a edição de Study Tour em Adis Abeba, juntamento com representantes de várias instituições públicas (MADER, MIC), instituições de ensino (ISPM), e empresas moçambicanas ligadas ao café. O objecto do Study Tour era de adquirir experiências na Etiópia, o maior produtor de café em África. Os participantes receberam treinamentos realizados no Centro de Treinamento em Café (CTC) de Adis Abeba, relacionados ao processamento, selecção, classificação, cupping (degustação do café) e técnicas de barista.
Abril 25 - 2024
Reforçada a disseminação de boas práticas de cultivo de café aos membros da APCI
Os membros da APCI receberam apoio técnico sobre boas práticas no cultivo de café, através de visitas aos campos de produção realizadas recentemente por Jenaro Lopez, um especialista na área de café. O destaque destas visitas foi a orientação sobre técnicas de plantação de mudas durante a época chuvosa, a correcta poda das plantas e boas práticas de torrefação.
Abril 2-2023
Estabelecida uma unidade de processamento e embalagem de café no Ibo
O Projecto "Mais Valor" estabeleceu uma unidade de processamento de café na ilha do Ibo, trazendo inovação para o processamento do aclamado café do Ibo. A Associação de Produtores de Café do Ibo irá gerir com total autonomia a unidade de processamento, e utilizará o espaço para melhorar o processamento e a embalagem do café cultivado pelos seus membros. Para o efeito, quatro (4) membros da associação foram treinados em matérias de processamento e embalagem do café por um perito brasileiro.
Com a operacionalização da unidade de processamento, a Associação será capaz de agregar valor ao café produzido localmente e de conquistar mercados mais atraentes . Deste modo, a Associação irá melhorar a renda de seus membros, mas também aumentar o reconhecimento do café do Ibo como referência de qualidade no mercado nacional.
Março 10-2023
Estabelecida nova área de produção de café em sistema agroflorestal com regadio (4ha)
Com o apoio do Projecto MAIS VALOR, foi instalado um sistema de irrigação nos primeiros 4 hectares da nova parcela colectiva. Nesta área, a Associação dos Produtores de Café do Ibo (APCI) está a produzir o café consociado com várias culturas alimentares e fruteiras. A produção em consociação vai contribuir para melhorar a segurança alimentar e para diversificação de renda da associação.
Fevereiro 24-2023
Capacidade de transporte da associação melharada com a aquisição de bicicletas
O Projecto MAIS VALOR forneceu bicicletas a associação para facilitar o transporte de café na Ilha. Com um design adaptado para andar no areal e de material duradouro, as bicicletas fornecidas pelo projecto foram projectadas com um reboque para transporte de café e pequenos implementos agrícolas.
Fevereiro 20-2023
A época da colheita do café já começou e parece muito promissora este ano.
Chegou o período do ano mais esperado pelos produtores de café do Ibo!
A excelente distribuição da chuva combinada com a correcta aplicação de boas práticas agrícolas está a dar resultados notáveis, com um aumento esperado em termos de qualidade e quantidade.
Os produtores estão animados com o que está por vir e mal podem esperar para provar o delicioso café do Ibo.
Dezembro 15-2022
A análise genómica molecular traz melhor conhecimento da espécie do café que ocorre no Ibo.
O Sequenciamento do Genoma Completo (WGS) do café do Ibo, realizado por um Laboratório Genético Italiano (IGATech) em colaboração com a equipa de Investigação e Desenvolvimento de Illy Caffé e UNIDO, permitiu uma melhor compreensão do perfil genómico da cultura do café que cresce no arquipélago das Quirimbas. O estudo revelou que a cultura do café que ocorre no Ibo provém da espécie Coffee Zanguebariae.
Esta descoberta confirma os resultados de uma investigação realizada recentemente por Davis et al. (2021), que também identificaram a espécie de café no Ibo como C. Zanguebariae.
Novembro 22-2022
Produtores de café têm acesso a novo material de treinamento
O conteúdo do manual foi desenvolvido com base nos resultados das actividades de pesquisa do café do Ibo realizadas pela UNIDO, em colaboração com seus principais parceiros tais como a OIKOS, Illycaffè, instituições governamentais locais (SDAE Ibo), instituições de ensino e pesquisa (Universidade de Lúrio), instituições de pesquisa (IIAM), e com uma forte participação dos produtores de café nas ilhas de Ibo e Quirimba.
Este é o primeiro manual de boas práticas agronómicas e de processamento para o café Ibo; deste modo, a elaboração do manual constitui um marco importante no esforço para melhorar a qualidade, agregar valor, e aumentar o reconhecimento nível nacional e internacional do café do Ibo.
Novembro 10 - 2019
Produtores de café treinados em estratégias de marketing e cooperativismo
Duas sessões de treinamento em estratégias de marketing e cooperativismo foram realizadas no distrito de Ibo beneficiando os membros da Associação de Produtores do Café do Ibo (APCI); os treinamentos tiverem como objectivo primário definir estratégias para a melhoria e revitalização da capacidade estrutural e governativa da associação, levando em conta o dinâmica crescente do mercado do café em Moçambique e as oportunidades de financiamento que a associação pode aceder.
Novembro 10 - 2022
Novo equipamento para torrar café chegou na Ilha do Ibo
UNIDO está a trabalhar para providenciar aos beneficiários um centro de processamento integrado, contando com o processamento primário (descascagem) e secundário (torrefação) completo. O equipamento foi adquirido e chegou na Ilha do Ibo no dia 22 de Outubro. A torrefadora será instalada seguindo todos os requisitos técnicos necessários e os membros da Associação serão treinados para aprimorar seu café.
Novembro 10 - 2019
Restauração do Fortim de Santo António
O projecto para a restauração do Fortim de Santo António foi concluído, apresentado e aprovado pela Direção Nacional do Património Cultural (em uma sessão dedicada do CNPC - DNPC no dia 10/03/2022, na presença de Sua Excelência Eldevina Materula, Ministra da Cultura e Turismo). O centro funcionará como sede da APCI e como um ponto de venda e partilha de informação sobre o café do Ibo.
Novembro 2- 2022
Nova embalagem de café apresentada na FACIM pelo Administrador do Ibo
A UNIDO tem explorado diversas oportunidades para apoiar na embalagem do Café do Ibo (e soluções de criação da marca Ibo). Neste sentido, foi criada uma embalagem de Café do Ibo com o objectivo de i) atrair os consumidores, ii) aumentar o interesse pelo Café do Ibo, e ao mesmo tempo iii) preservar o sabor do café do Ibo e suas características aromáticas. A nova embalagem foi exposta pela primeira vez pelo Administrador do IBO na última edição da FACIM (2022), a maior feira comercial em Moçambique.